quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Pegada no jiu jitsu

Pegada no jiu jitsu

A preensão é um dos movimentos mais importantes do ser humano. Desde bebê, já possuímos este ato motor, porém no início somente como reflexo também conhecido como reflexo palmar.
Para fazer a pegada no jiu jitsu é feito um movimento de preensão com a mão conhecido como preensão palmar e é requerido uma certa quantidade de contração muscular pelos músculos envolvidos como os da mão e do ante braço.
Ter uma boa pegada  no jiu jitsu é fundamental, é ela que te dá o ajuste no golpe e é responsável também no domínio do oponente entre outras utilidades, por isso ela é extremamente necessária, tanto que, cada um tem a sua pegada preferida, seja ela na passagem, na raspagem ou até mesmo em situação de defesa.

Fadiga na pegada

Quando é necessária a manutenção da força de preensão máxima e/ou submáxima por um período de tempo, pode haver a instalação do processo de fadiga muscular.
A fadiga tem sido frequentemente descrita como um processo fisiológico tempo dependente que engloba numerosos fatores centrais e periféricos, afetando a capacidade de produção de força e prejudicando o desempenho da pegada.

O que é fadiga muscular?

De modo resumido, a Fadiga Muscular pode ser definida como declínio da tensão muscular com a estimulação repetitiva e prolongada durante uma atividade, é quando o ante braço trava fica “empedrado” como é chamado no jiu jitsu.
obs: A tensão muscular é o que mantém a musculatura do corpo rígida e ativa. Esta tensão é mantida por duas substâncias importantíssimas para o sistema muscular humano, o glicogênio muscular e a glicose sanguínea.

Em pesquisa

Os sujeitos da pesquisa foram 100 indivíduos do sexo masculino com idade compreendida entre 20 e 30 anos, dos quais 50 formaram o grupo de atletas (GA) e 50 o grupo controle (GC). O instrumento utilizado no estudo foi dinamômetro JAMAR. Com relação à  média da força de preensão obtida nos grupos estudados, observou-se que houve predomínio significativo (p<0,05) no GA em relação ao GC apenas para a mão esquerda, e que no primeiro houve uma tendência ao aumento da força ao longo das medidas, enquanto que no segundo esta tendência se inverteu.
Concluiu-se que atletas de jiu jitsu não apresentam valores elevados de força de preensão palmar, sendo que a prática do esporte sugere que ocorrem alterações fisiológicas que se caracterizam pelo aumento da capacidade de resistência nesse movimento.
Os resultados obtidos devem ser considerados como indicativo de força da função manual do atleta de jiu jitsu.

Boas pegadas

Eles são conhecidos por serem excelentes competidores e por terem a guarda muito perigosa,porém os irmãos Mendes também são profundos conhecedores da passagem de guarda.
pegadas no jiu jitsu
No mundial 2013 após vermos nas lutas do Guilherme Mendes uma passagem de guarda que chamou a atenção e parecia fundir três técnicas em uma, e ao analisar uma certa pegada que parecia prevenir que o adversário reponha a guarda, perguntaram a Guilherme Mendes como ele fizera isso, e ele respondeu: Que o “macete” em questão, é uma pegada.
pegada no jiu jitsuAugusto Mendes o Tanquinho que surpreende pelo jogo completo, seja por baixo, passando a guarda ou até mesmo em pé, trocando quedas, e para ser eficiente Tanquinho alerta que não basta apenas a técnica e preparo físico, é preciso ter a boa pegada e disse ainda.
“Por ainda não entenderem completamente todos os fundamentos do Jiu Jitsu, muitos dos praticantes menos graduados não dão o valor devido à boa pegada. É algo essencial numa luta, que pode fazer ganhar ou perder posições.”

Dicas

  • Uma boa pegada é essencial dê valor as suas e  não solte uma pegada se não for para fazer uma melhor.
  • Ache a sua melhor pegada, aquela que te salva no perigo, ou aquela que te ajuda a realizar um movimento com mais ajuste.
  • Treine especificamente a sua pegada, aumente a força dela com exercícios.
Seja ela na passagem, na raspagem ou até mesmo em situação de defesa, seja como for escolha a sua pegada preferida e boa luta.
Os vídeos abaixo são de judô e se encaixam perfeitamente em um treino em pé de jiu jitsu seja criativo, utilize o mesmo método aplicando a técnica desejada para melhora da pegada específica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário